Memória
*Configurações Básicas
*Tipos de Memória
*Associações de Memórias
São dispositivos utilizados em muitos sistemas digitais, principalmente nos computadores ou periféricos e que tem a capacidade de armazenar informações binárias (zeros e uns).
Configurações Básicas
Existem vários tipos de memórias, as quais possuem características e aplicações especificas, mas que podem ser representadas genericamente pelo diagrama funcional a seguir:
Nota-se que uma memória tem três barramentos (conjunto de linhas):
Barramento de endereços (address bus): fornece a posição da informação (dados) que se deseja acessar;
Barramento de dados (data bus): contém informação a ser lida ou armazenado no endereço acessado;
Barramento de controle (control bus): é formado por sinais que controlam o funcionamento da memória: habilitação, leitura, escrita, programação, etc.
A arquitetura de memória é formada geralmente por uma matriz, decodificadores e um bloco de controle como mostra a figura a seguir:
As linhas de endereços são direcionadas a dois decodificadores (linha e coluna). O cruzamento linha-coluna seleciona uma posição de memória, sendo que o número de posições é dado por 2n, onde n representa o número de linha de endereço.
Cada posição contém uma ou várias células de memórias, onde cada célula é responsável pelo armazenamento da informação de um bit.
Os decodificadores fazem, portanto, a seleção da posição de memória que se deseja acessar e o bloco de controle determina a operação que deve ser realizado nesta posição como, por exemplo, a leitura da informação.
Para representar a capacidade de uma memória utiliza-se a expressão genérica p x b onde p representa o número de posições de memória e b o número de bits de dados.
Exemplo:
Uma memória de 16x2 tem 16 posições com 2 bits de dados em cada posição, perfazendo um total de 32 células de memória.
A figura abaixo representa a arquitetura