Memória
Como funciona a memória? A memoria depende de apenas 3 processos sequenciais: a codificaçao, que envolve a formaçao de um codigo de memoria, o armazenamento, que envolve a manutençao constante da informaçao codificada na memoria e a recuperaçao, que envolve a recuperaçao de informaçao armazenada na memória. A memoria é um comportamento bastante complexo e dinamico que consiste na aquisicao, retençao e actualizaçao de informaçao relativa a fenomenos nao actuais. A fase de aquisiçao inicio o processo de memorizaçao e consiste na captaçao da informaçao, codificando os dados.
Quais os diferentes tipos de memoria? Memória a curto prazo: Recebemos a informação que nos chega do meio e temos tendência para a armazenar. Possuímos sempre uma memória sensorial auditiva e visual. Esta informação armazenada, se não for alvo de atenção, passa para a memória a curto prazo. Memória a longo prazo: Para que entre no domínio da memória a longo prazo, terá de ser repetida várias vezes.
Memória sensorial: depende do sentido pelo qual nos chega a informaçao, podemos identificar uma memória visual, olfactiva, auditiva, gustativa e tactil.
Reconhecimento: é a capacidade para saber qual a informaçao necessaria e onde ficou registada para se conseguir aceder à mesma. O reconhecimento implica recuperar a informaçao mas seleccionando-a nu momento concreto.
Funçao social da memoria: