Memória
Camila
Resumo: A memória humana é um campo muitíssimo complexo e capaz de realizar uma variedade de operações. Permite-nos identificar e classificar sons, sinais, cheiros, gostos e sensações e é também capaz de reter e manipular informações que adquirimos durante toda a nossa vida. Este artigo visa, então, esclarecer alguns conceitos da memória.
Palavras-chave:
Abstract: The human memory is a very complex field and able to perform a variety of operations. The memory leaves us to identify and classify sounds, signs, smells, tastes and sensations and is also able to retain and manipulate information that we purchase throughout our lives. Then, this article pretends explain some terms of memory.
Keywords:
Introdução
Pode ser definida como um conjunto de procedimentos que nos permitem manipular e compreender o mundo, tendo em conta o contexto atual e as experiências individuais. A memória possui também algumas limitações.
Existem diversas conceituações de memória. Segundo Crowder (1976) a memória refere-se aos mecanismos dinâmicos associados à retenção e à recuperação de informação sobre a experiência passada (Sternberg, 2000).
Spear & Mueller (1984) tinham uma visão diferente de Crowder, para eles a memória seria uma representação multi-dimensional de um episódio em um organismo (e não um processo) (Chaves, 1993).
Do ponto de vista comportamental, a memória é definida como uma modificação mais ou menos permanente das relações do organismo com o seu meio, que ocorre como resultado da prática, da experiência e/ou observação. Para se chegar à memória é necessário que haja uma aprendizagem, e tal só é conseguida se houver uma capacidade de perceber (Chaves, 1993).
O conceito de memória prende-se com a capacidade de armazenar, processar e recuperar informações que vêm do exterior. Quer isto dizer que é um sistema de armazenamento e recuperação de informação (Castro, 2004/2005).
Codificação, Armazenamento e Recuperação
Para os psicólogos