Coluna vertebral
• POSIÇÃO: Geralmente os exames são realizados com o paciente em decúbito dorsal ou ortostático, salvo alguns exames especiais. • DISTÂNCIA:
DFOFI = 100 cm.
• PROTEÇÃO RADIOLÓGICA:
Usar protetores para as gônadas.
PROF. JORGE LOUREIRO
COLUNA VERTEBRAL E SUAS JUNTURAS
A coluna vertebral constitui o eixo ósseo do corpo e está constituída de modo a oferecer a resistência de um pilar de sustentação mas também a flexibilidade necessária à movimentação do tronco, ela protege a medula espinhal do sistema nervoso central. Nós possuímos 33 peças esqueléticas quando criança e 26 peças quando adultos, devido a fusão do seguimento sacro cóccis. As vértebras são colocadas umas sobre as outras no sentido longitudinal, de modo a formar um conjunto que se estende pela nuca, tórax, abdome e pelve.
07- CERVICAIS
12- TORÁCICAS
05- LOMBARES
05- SACRAS 04- COCCIGEAS
PONTOS DE REPARO TOPOGRÁFICOS
Col . Vertebral
Ponto de Reparo A – Extremidade mastóide B – Ângulo da mandíbula C – Cartilagem tireóidea D – Vértebra proeminente E – Incisura jugular F – ângulo esternal G– Meio caminho entre ângulo esternal e processo xifóide H – Processo xifóide I – Margem costal inferior J – Crista ilíaca K – Espinha ilíaca ânterosuperior (EIAS) L – Trocânter maior
Níveis Aproximados C1 C2 –3 C4–3 C7–T1 T 2 -3 T4–5 T7
C E F G H I J K L I J K L
A B C D
Coluna Cervical
Coluna Torácica
T 10 L2–3 L4-5 S2
Coluna Lombar
Sacro Cóccix
Cóccix distal
AP PARA C1-2 ( ATLAS E AXIS ) Transoral
• Alinhe o plano mediossagital ao RC e à linha média da mesa. Ajuste a cabeça de modo que, com a boca aberta, uma linha da margem inferior dos incisivos superiores até a base do crânio. • Respiração: Prender a respiração durante a exposição. • RC perpendicular ao plano coronal, direcionado ao centro da boca aberta.
AP DE COLUNA CERVICAL
• Alinhe o plano mediossagital ao RC e à linha média da mesa. A linha traçada da ponta da mandíbula