Memória
Resumo Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina do 1º ano, de Psicologia Geral, onde foi abordado o conceito básico de memória e os seus processos. O que é a memória?
A memória não e um conceito objectivo, palpável que se consiga definir com uma palavra, mas sim um conjunto de fenómenos que se interrelacionam. A teoria base da memória consiste em três processos: codificação, armazenamento e recuperação. Uma possível definição será um processo pelo qual vamos codificar, armazenar e recuperar informação. Os três tipos de memória identificados e estudados ao longo do trabalho foram: • Memória sensorial • Memória a curto prazo ou memoria de trabalho • Memória a longo prazo
Para tentarmos avaliar estes tipos de memória, foi utilizado um dos jogos da memória.
Palavras-chave: Memória, sensorial, curto prazo, longo prazo e informação.
Memória A memória é a maneira com fazemos o registo dos acontecimentos das nossas vidas, e também das informações e competências que respigamos desses acontecimentos.
Seria difícil conceber o ser humano (ou qualquer animal) que não possuísse esta capacidade (Gleitmam, H; Fridlund, A; Reisberg, D; Psicologia (2011)).
Extem vários sistemas de memória, mas neste trabalho iremos abordar três: Memória Sensorial- É um tipo de memória que tem origem nos órgãos dos sentidos, e é o primeiro armazém de memória. Se esta memória não for processada perde-se, se for processada passa para a memória a curto prazo. Memória a curto prazo- É um tipo de memória que armazena a informação recebida pela memória sensorial. Esta capacidade pode ser aumentada se os itens forem associados em grupo. Memória a Longo Prazo- É um tipo de memória que recebe as informações da memória a curto prazo, codificando-as em símbolos. Esta possui uma capacidade ilimitada de armazenamento. Para conseguirmos avaliar estes diferentes tipos de memória, relacionamos um dos jogos da