Memória RAM
Rio Comprido
Ciências da Computação
Memoria Ram
Rodrigo Stellitano Pereira
Rio de Janeiro
2013
Rodrigo Stellitano Pereira
Memoria Ram
Monografia apresentada como exigência para obtenção do grau de Bacharelado em Ciências da Computação da Unicarioca.
Orientador: Mario A. Monteiro
Rio de Janeiro
2013
RESUMO
Este trabalho trata de forma resumida sobre memória RAM desde sua criação até os dias de hoje, utilizando uma linguagem simples e organizada em todos os capítulos.
No primeiro capítulo será mostrada uma pequena introdução da memória RAM, partindo para os demais capítulos a sua evolução até os dias de hoje, abordando as principais características e diferenças dela encerrando com as tecnologias atuais.
Palavras-chave: RAM
ABSTRACT
Keywords:
LISTA DE FIGURAS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Memória de acesso aleatório (proveniente do inglês Random Access Memory) frequentemente abreviada por RAM e chamada assim porque é possível acessar diretamente qualquer célula da memória. Se o processador é o principal componente de qualquer computador, a memória RAM é a sua principal ferramenta de trabalho.
O processador utiliza a memória RAM para armazenar programas e dados que estão em uso podendo ser lidos, escritos e apagados por ele. Uma das características da memória RAM é o fato de ela ser volátil, isto é, são perdidos todos os dados quando não existe mais energia elétrica.
2 DRAM
3 EVOLUÇÃO HISTORICA
Da década de 50 até os dias de hoje a memoria tem evoluído de uma maneira exorbitante, utilizada no primeiro computador fabricado para fins comerciais (UNIVAC) ela era formada por uma complexa rede de fios que se entrelaçavam em uma anel de ferrite para formar 8 Kilobytes de memoria magnética, até os dias de hoje onde o computador mais potente do mundo utiliza