Memória RAM
Quando vamos comprar memória para nosso computador, encontramos tantas marcas e modelos à disposição que ficamos perdidos. Qual modelo escolher? DDR2 ou DDR3? Com qual velocidade? Existe alguma diferença entre um modelo e outro?
SDR-SDRAM (Single Data Rate Sincronous Dynamic Random Access Memory): Essa foi a primeira memória capaz de trabalhar sincronizada com os ciclos da placa-mãe, sem tempos de espera. Esse tipo de memória superava as antigas memórias EDO (Extended Data Out) e FPM (Fast Page Mode) por sua capacidade de dividir os módulos de memória em vários bancos, alocando até oito bancos em um módulo DIMM (Dual Inline Memory Module).
Como o próprio nome diz, elas são capazes de realizar apenas uma transferência por ciclo, o que nos dias de hoje pode parecer pouco, mas na época em que eram padrão todos se orgulhavam de ter pentes com a denominação "PC-100" instalados na máquina :)
Mesmo presentes em alguns computadores ainda hoje, são muito difíceis de serem encontradas à venda, pois não são mais produzidas.
Aqui temos os modelos e velocidades desse padrão:
Modelo
Clock Base (MHz)
Multiplicador
Clock Efetivo (MHz)
PC-66
66
1
66
PC-100
100
1
100
PC-133
133
1
133 DDR-SDRAM (Double Data Rate): As memórias DDR superavam as memórias SDR por sua capacidade de realizar duas transferências por ciclo, o que não necessariamente dobrava a velocidade efetiva (devido ao mesmo tempo de acesso inicial), mas chegavam quase lá.
Essa característica é possível devido à inclusão de circuitos adicionais, responsáveis por ler/escrever dados duas vezes por ciclo. Com exceção dessa alteração, as trilhas tanto dos pentes de memórias como da placa-mãe permaneceram inalteradas, assim como as demais características, o que contribuiu para o baixo preço e popularização desse padrão.
Em programas de análise de hardware como o CPU-Z, a velocidade efetiva aparece com metade do valor real devido à