memória Marilena Chauí
FACULDADE DE PSICOLOGIA
A MEMÓRIA
Amanda Kaiser
Amélia Costa
Diego Avelar
Ithela Brezolin
Laís Silva
Maria Clara
Matheus Phelipe Beato
Priscila Silva
BETIM
2014
Amanda Kaiser; Amélia Costa; Diego Avelar; Ithela Brezolin; Laís Silva; Maria Clara; Matheus Phelipe Beato e Priscila Silva
A MEMÓRIA
Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia: Razão e Modernidade do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Orientadora: Márcia Eliane Fernandes Tomé
BETIM
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. LEMBRANÇA E IDENTIDADE DO EU 5
3. OS ANTIGOS E A MEMÓRIA 6
4. O QUE É A MEMÓRIA 9
5. OS FILÓSOFOS E A MEMÓRIA 12 5.1. MAIS SOBRE A TEORIA BERGSONIANA 13
6. EXISTEM SEIS GRANDES TIPOS DE MEMÓRIA 15
7. MEMÓRIA E TEORIA DO CONHECIMENTO 17
8. OUTRAS FILOSOFIAS SOBRE A MEMÓRIA 18
8.1. TEORIA IMAGISTA 19
CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
REFERÊNCIAS 24
1. INTRODUÇÃO
Percebemos que a memória sempre foi algo que indagou e ainda indaga as pessoas e diversas sociedades. Estes questionamentos começaram muito antes mesmo do nascimento de cristo e existem muitos mitos e histórias acerca desse elemento não palpável, mas de suma importância ao nosso organismo. Muitos neurocientistas tentaram buscar algo de material na memória, que pudesse ser analisado. No entanto a memória, ainda hoje, é um mistério para todos nós e muito subjetivo e particular.
O presente trabalho nos mostrará as filosofias que buscam dar sentido e respostas às algumas de nossas dúvidas sobre a memória, tendo como base, o cáp. 3 do livro “Convite à Filosofia” da Marila Chaui e outras teorias, como a Imagética.
2. LEMBRANÇA E IDENTIDADE DO EU
A memória é uma evocação, uma forma de trazer à lembrança, algo do passado. É a capacidade humana de reter e guardar o tempo que já se foi, salvando-o da perda total. A lembrança conserva aquilo que se foi