Memorias
VI Memória da FOCS Encontro do dia 5/07/2012
Turma do Ensino Fundamental I -Alzenir, Angélica, Cidinha, Dete, Edna, Gladys, Kárita, Kelle, Luciene, Maria Carmem, Marina, Mary, Miriam, Patrícia, Vanessa Gonçalves e Vanessa Prudente.
Todo os espíritos são invisíveis para os que não o possuem, e toda a avaliação é um produto do que é avaliado pela esfera cognitiva de quem avalia.
Schopenhauer
Ao quinto dia do mês de julho do ano de dois mil e doze, às dezoito horas e vinte minutos, teve início o sexto encontro de Formação Continuada em Serviço da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes - FOCS EMABEM. O início dos trabalhos permitiu a retomada do encontro passado. A dinâmica desenvolvida objetivou refletir sobre a afetividade, o abraço e a amizade destacando a dificuldade de caminharmos sem ter um norte a seguir. Todos os presentes tiveram seus olhos vendados com uma tira de TNT preto e caminharam dentro da sala. A dinâmica direcionava que ao caminhar, quando encontrasse um colega teria que abraçá-lo tentando adivinhar quem ele era. Posteriormente, foi feita a leitura da memória por dois professores. Por decisão do grupo, a memória não necessitou de nenhum acréscimo ou correção. Em seguida as ações apresentadas como tarefas no encontro anterior foram realizadas.Os grupos se reuniram para finalização e posterior socialização dos trabalhos. O primeiro grupo, representado por sei integrantes, realizou a apresentação sobre triângulos recortados e sugeriu que após a audição da história os alunos poderiam brincar com os triângulos usando a imaginação para explorar possibilidades. O segundo grupo utilizou o recurso da música com o tema “palhaço” para o estudo das formas geométricas (triângulo, retângulo e círculo). A riqueza das apresentações suscitou o seguinte comentário “a educação Infantil é muito divertida e agraciada pois pode trabalhar brincando, vivenciando e explorando” .