memorias digitais
Memórias voláteis.
Memórias voláteis são as que requerem energia para manter a informação armazenada.
Memórias não voláteis
São aquelas que guardam todas as informações mesmo quando não estiverem a receber alimentação.
Fazer uma pesquisa que busque artigos sobre os quatro diferentes tipos de memórias vistos em aula, a saber: ROM, PROM, EPROM, EEPROM.
ROM: Read Only Memory (memória somente de leitura). A ROM aceita somente a operação de leitura. Outra característica da ROM é que os dados armazenados não são apagados mesmo desligando a fonte de energia isto é, a ROM não é volátil.
O tempo de acesso à ROM (200ns) é bem maior que o tempo de acesso à RAM isto é, a memória ROM é bem mais lenta do que a memória RAM. Devido a isto, durante a inicialização do PC é feita uma cópia do conteúdo da ROM/BIOS para a RAM e esta operação é denominada de SHADOW RAM. Esta função deve ser habilitada no SETUP do PC
A ROM armazena o BIOS do computador e é através do BIOS que pode-se configurar o SETUP. Os dados do SETUP ficam armazenados numa memória CMOS que é volátil e por isto, estes dados (configuração do hardware do PC) são perdidos quando a "bateria do SETUP" é removida ou descarregada. Sendo o BIOS armazenado na memória ROM (não-volátil) torna-se possível reconfigurar o setup.
BIOS (Basic Input Output System -- Sistema básico de entrada e saída) é um programa que é executado ao ligar o PC. O mesmo, testa o hardware básico (memória, teclado, drives, etc) e inicia a carga do sistema operacional para a memória RAM. PROM: Programmable Read Only Memory. São memórias programáveis eletricamente, a gravação sendo feita internamente, mediante o rompimento de "fusíveis", que são queimados de forma a produzir o registro de sinais digitais. Os dados gravados na memória PROM não podem ser apagados ou alterados.
EPROM : Erasable programmable read-only memory,