Memorial
Aspectos conceituais do tema Uma casa refúgio é um alojamento turístico particular, utilizado temporariamente, nos momentos de lazer, por pessoas. É também o lugar do descanso, do fugir; é para onde se dirige para relaxar. O objetivo é fugir da “loucura” do dia a dia, a natureza é o destino obrigatório. O contato com o verde, com a água, respirar o ar puro do campo, sem dúvida, é fator primordial para o descanso. Uma das mais importantes características da casa refúgio é o lugar onde é implantada.
O programa arquitetônico é 1 dormitório para o casal, 1 dormitório para os dois filhos; 1 home office; sala de estar; cozinha integrada com a sala de jantar; 1 banheiro para atender os dois quartos; 1 varanda que possa colocar uma rede e espaço para guardar 1 veículo de médio porte. Perfil dos clientes: 1 casal com 2 filhos (1 menino de 5 anos e 1 menina de 7 anos).
O pai é escritor e utilizará o espaço do Home Office para desenvolver suas atividades.
As relações dos elementos do programa é útil para a adoção do partido arquitetônico. O ambiente principal da solução arquitetônica, é a sala de estar onde a família interage e contempla a natureza, a sala de estar tem ligação direta com o home office, com a sala de jantar e a cozinha que deixa a casa com grande parte dos ambientes integrados, os dormitórios tem ligação comum com o banheiro, a varanda tem ligação direta com a sala de estar, o banheiro e os quartos tem ligação indireta com a varanda.
Ideias dominantes
As diretrizes do projeto baseiam-se em três ideias predominantes; conforto, integração e policromia.
O conforto do bem-estar físico, ambiental, para relaxar admirando o entorno. A integração na solução arquitetônica. Integração com o entorno exuberante, no espaço social interno, família unida.
Policromia uma diretriz atrelada a vários tons e elementos construtivos nas fachadas, que suas cores