Memorial Teórico
A temática desse trabalho é “Esporte, Lazer e Cultura”, e o tema “Complexo
Esportivo Cultural”.
Com a crescente urbanização e industrialização que ocorre no país, cresce igualmente a necessidade de espaços de cultura e lazer para as populações que tem interesse em compartilhar momentos de descanso, divertimento, entretenimento e desenvolvimento.
A exigência social fez com que o poder público investisse em espaços que servissem ao público para a prática esportiva e o lazer. Essas ações tiveram início com o movimento “Esporte para Todos” implantado no Brasil na década de
70 e de grande importância no aspecto de popularização do esporte e integração social. Após o movimento, houve diversas ações em municípios com o objetivo de transformar o esporte de lazer em um ato de participação e cidadania, tornando o lazer uma parte do processo de ampliação das políticas de resgate social. Para democratização do espaço público construido, o Complexo deve servir de extensão para os alunos dos colégios públicos nas práticas esportivas e espaço de lazer para o entorno em que se insere.
Para ser democrático, precisa ser acessível a todos e promover não a competição, mas a educação e cidadania em um espaço planejado e dotado de equipamentos que atendam a demanda dos usuários.
Para o incentivo do uso por parte da população são necessárias a manutenção, renovação e oferta adequada de atividades culturais e esportivas, tornando o espaço atrativo para a ocupação do tempo livre.
O equipamento segue o modelo do programa federal PEC (Praça de Esportes e da Cultura), que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento- PAC.
A proposta é a de um equipamento que sirva ao público estruturado para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer e inclusão digital.
1
O equipamento teve seu programa adaptado a demanda local e tipologia estabelecida. A praça integra num mesmo espaço físico, programas e ações setoriais