Memorial progestão
ELIANA SANTANA BISPO
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: O MAU USO DO SOLO.
FEIRA DE SANTANA/BA
2011
TEMA:
Preservação do Meio Ambiente: O mau uso do solo
PROBLEMA
O que podemos fazer para evitar o mau uso do solo no município de Santanópolis?
JUSTIFICATIVA
A espécie humana é a maior responsável pela exploração deste planeta. Muitos dos alimentos que consumimos diariamente são produzidos mediante processos que dependem do solo. As freqüentes ações do ser humano de alguma forma modificam o ambiente e prejudicam o solo interferindo na prática agrícola. Por tanto, faz-se necessário saber que o solo, a água e o ar são insubstituíveis e, por isso, devem ser preservados.
Devido o aumento da população mundial, e a demanda cada vez maior de alimentos, tem levado o homem a utilizar o solo sem os cuidados necessários para que eles produzam bem sem os riscos de desperdícios dos recursos naturais. Diante desta perspectiva tecnológica, o município se defronta, por um lado, com os benefícios da agricultura moderna e avançada e, por outro, com a mecanização intensiva do solo, que se apresentam, por isso, vulneráveis à ação dos agentes intempéricos que atuam das mais diversas formas, proporcionando a perda de grandes quantidades de solo fértil da camada arável. O mau uso do solo ainda inclui o uso de pesticidas e fertilizantes, sem adotar as chamadas “boas práticas agrícola”, sendo utilizados em quantidades desnecessariamente maiores e em épocas diferentes das tecnicamente recomendadas. Segundo Santos(2001).
“A busca por pesquisas que enfocam a utilização de produtos naturais está cada vez maior tanto no Brasil como no mundo, pois as altas produtividades obtidas com o uso intensivo de capital, de fertilizantes inorgânicos e de agrotóxicos, têm sido questionadas não só por suas contradições econômicas e ecológicas, mas