Memorial Nova Veneza
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
SANEAMENTO BÁSICO
GOIÂNIA
2014
Flávio Augustus
Mariana morais
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
SANEAMENTO BÁSICO
Projeto do Sistema de Abastecimento de Água
Trabalho apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Saneamento Básico da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-Goiás, sob orientação da Profª. MSc.
GOIÂNIA
2014
1. Introdução
Um dos principais fatores que propicia o bom crescimento das cidades mantendo a qualidade de vida dos habitantes é a distribuição de água e esgoto. Infelizmente, todos os dias sofremos com a má distribuição dos mesmos. Mas isto ocorre devido ao mau dimensionamento das redes e de todo sistema de saneamento que muitas vezes não comportam a demanda, causando assim a falta de água em alguns bairros, e principalmente nos mais afastados. Além de existirem sistemas mal dimensionados, há também a falta de um “dispositivo de segurança” que em caso de um crescimento populacional repentino consiga rapidamente ajustar o sistema para a nova demanda. Com o objetivo de propiciar de forma racional um projeto de Saneamento a cidade de Nova Veneza, faremos um projeto que através de análises demográficas dimensionará a rede de tratamento e distribuição de água em uma determinada região do município (Figura1). O período do projeto em questão será de 20 anos, considerando uma população de 3,8 hab/domicílio, consumo diário 200 L/hab.dia e adontando K1 = 1,20 e K2 = 1,5. Histórico:
O povoado teve início em 1924, com a vinda dos irmãos João, Cesário e Joaquim Stival, italianos de Veneza, que adquiriram a fazenda de Manoel Ivo, por dez de réis, doando 4,5 alqueires para a formação do patrimônio.
Nas imediações da fazenda, já viviam as famílias Loures, Sousa, Alves, Santos, Ferreira, Vargas, Peixoto, Constantino e Faquim. Bosco e