Memorial monumento linha
CENTRO POLITÉCNICO
CURSO DE ARQUITETURA
Atelier I
MONUMENTO COM ÊNFASE À LINHA "Coroando o Progresso de Pelotas"
Memorial Descritivo
Aluna:
LUCIANA GARCIA
Professoras:
ANA PAULA ZECHLINSKI
ISABEL SALAMONI
Pelotas, maio de 2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. DEFINIÇÃO DO ELEMENTO LINHA 2
3. ANÁLISE DE PRECEDENTES 3
3.1. Estilo escolhido e justificativa – Ecletismo e Arquitetura do Ferro: 3
3.2. Forma escolhida e justificativa: 5
4. ASPECTOS FILOSÓFICOS 5
5. ASPECTOS SIMBÓLICOS 7
6. LOCALIZAÇÃO 7
7. ELEMENTOS CONSTRUTIVOS 8
7.1. Materiais escolhidos: 8
7.2. Medidas: 8
7.3. Maquete: 9
7.4. Memória Gráfica: 11
8. CONCLUSÃO 12
9. referências bibliográficas 13
1. Introdução
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento do projeto do monumento à linha denominado “Coroando o Progresso de Pelotas”. Esse monumento será instalado na Praça Piratinino de Almeida, situada na cidade de Pelotas, sul do estado do Rio Grande do Sul a fim de homenagear o progresso por que passou a cidade de Pelotas principalmente a partir da segunda metade do século XIX.
Para realização desse projeto, primeiramente buscou-se conhecimento a respeito do elemento formal utilizado no monumento, a linha. Portanto, a primeira seção desse trabalho apresenta uma breve definição sobre essa.
Na seqüência, foram abordados aspectos como arquitetura de estilo eclético e arquitetura de ferro, fundamentais para a conceituação desse projeto e que serviram como fonte de inspiração para o desenvolvimento do mesmo. Ainda na segunda seção, se faz uma breve explicação a respeito da forma escolhida para esse monumento.
Já na terceira seção, foram trabalhados os aspectos filosóficos, ou seja, a homenagem ao progresso pelotense, principalmente tecnológico e cultural. Na seqüência, quarta seção, é possível ler os aspectos simbólicos, ou seja, a explicação da relação entre forma e conceito. Seguido, na quinta seção, da demonstração e justificativa da