memorial modulo I
MAELTON BRAGA DE SOUZA
RELATO MEMORIAL SOBRE MINHA EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO
SOUTO SOARES – BA
2015
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES
MAELTON BRAGA DE SOUZA
RELATO MEMORIAL SOBRE MINHA EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO
Relato memorial apresentado ao PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES – PROGESTÃO, como parte dos requisitos para obtenção de notas.
Sob a orientação da tutora Sonia Vieira de Souza
SOUTO SOARES – BA
2015
INTRODUÇÃO
Este módulo tem por finalidade discutir a função social da escola, buscando compreender as ligações existentes entre ela e as demandas da comunidade, sendo de fundamental importância a reflexão sobre a “função social da escola, uma vez que esta não é responsável só por ensinar, mas sim por desenvolver o educando de maneira plena, de preparar-lhe para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”. (LDB, art. 22)
Numa sociedade democrática, a escola cumpre importante papel no sentido de assegurar a todos a igualdade de condições para a permanência bem sucedida na instituição escolar. A constituição de 1988 e a LDB, Lei Nº 9.394/96, define que isso deve ser feito dentro de um contexto de gestão democrática, princípio básico de organização do ensino público
Como articular a função da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?
Para compreender a função social da escola, é importante situá-la no mundo moderno, observando os múltiplos papeis exercidos por ela ao longo do tempo.
A escola sempre ocupou um papel muito importante na sociedade, no decorrer da história, socializando o saber sistematizado. No princípio era privilégio de uma pequena minoria e assumia um caráter elitista. A escola privada sempre foi destinada aos filhos dos ricos, excluindo a grande maioria. As escolas públicas existentes também eram seletas e eram pagas para estudar. Era bastante comum encontra escolas públicas de elite, como os antigos