Memorial hidro-sanitário 2 lojas
OBRA: EDIFÍCIO DE USO COMERCIAL
END.: Av. Dos Expedicionários, 4571 – Montese – Fortaleza - CE
CLIENTE: Valnia Maria Sampaio M. E.
1. - DESCRIÇÃO GERAL PARA INSTALAÇÃO DE ÁGUA FRIA
Trata-se de uma reforma para a construção de duas lojas comerciais autônomas no pavimento térreo e um escritório no pavimento superior. Cada loja terá um lavabo, com bacia sanitária, ducha manual e lavatório. O escritório do pavimento superior terá acesso ao banheiro na área comum da edificação já existente.
A alimentação de água potável para as lojas escoará diretamente para a caixa d’água individual de cada loja, localizada sobre a laje de cada banheiro, no pavimento térreo. A distribuição aos pontos de consumo dar-se-á através da caixa d´água diretamente para a coluna de água que irão alimentar as peças de cada banheiro.
Em cada banheiro de cada loja a distribuição será controlada por registros de gaveta no barrilete e dentro do banheiro. Os reservatórios serão dotados de extravasor e limpeza. O material empregado para execução destas instalações será o PVC rígido soldável da marca Tigre ou Amanco.
1.1 - ESTIMATIVA DE CONSUMO POR LOJA 05 pessoas x 130 l/dia 650 l/dia
1.2 - VOLUME DOS RESERVATÓRIOS Os reservatórios foram dimensionados para 1,5 dias de consumo. 1,5 dias x 650 l/dia ___________975 l
Adotamos, portanto, para cada loja, reservatório de 1.000 litros em caixa d´água de fibra ou polietileno.
1.3 - DIMENSIONAMENTO DO ALIMENTADOR PREDIAL Admitimos que a rede pública de água potável forneça uma alimentação ininterrupta de 16 horas, temos: Qmin = Cp ÷ 57.600s Qmin = 975 l/dia ÷ 57.600s = 0,016 l/s Ø = 3/4" = 25mm em PVC J = 0,030m/m V = 1,03m/s
1.6 - DIMENSIONAMENTO DAS COLUNAS DE ÁGUA FRIA
Para dimensionamento das tubulações foram atendidas as exigências da NBR 5626/98 da ABNT,