Orçamento de habitação de interesse social
Este trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de orçamentos de todas as etapas de uma obra a partir de uma Habitação de Interesse Social com área aproximada de 50,00 m².
Adaptamos um projeto arquitetônico, e desenvolvemos os complementares, estrutural, elétrico e hidráulico, e a partir destes dados, descrevemos tecnicamente os materiais a serem utilizados na obra e orçamentos de todos os materiais, separados pela etapa correspondente. Desenvolvemos uma implantação para o estudo das instalações provisórias. Nessa fase, iremos orçar até o telhado, ficando para a próxima fase os revestimentos e acabamentos.
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Habitação de interesse Social (HIS)
Moradia destinada à população de baixa renda; acesso da população de menor renda ao mercado residencial legal. “Através da emenda constitucional de 2000, a habitação é hoje também direito assegurado pela constituição federal” (SIEBERT, Cláudia, A questão habitacional, p.030.
Fonte: “A questão habitacional” Arq. Cláudia Siebert.
2.8 Cronogramas
Cronograma de uma obra estabelece o início e o término das diversas etapas de serviços de construção, dentro das faixas de tempo previamente determinadas, possibilitando acompanhar e controlar a execução planejada.
O cronograma pode conter os itens principais ou os subitens das várias etapas de serviços de uma obra, bem como a sua duração, com o início e o término de cada etapa, permitindo fazer o acompanhamento e o controle físico-financeiro da obra.
(...) Os cronogramas mais conhecidos são:
a) o de GANTT ou de barras horizontais; que é um gráfico usado para ilustrar o avanço das diferentes etapas de um projeto. Os intervalos de tempo representando o início e fim de cada fase aparecem como barras coloridas sobre o eixo horizontal do gráfico. (...) Associado a esta ideia, está o fato de esta forma de representação gráfica, das atividades de um projeto, permitir, ainda, avaliar os seus custos, resultante do consumo de