Resumo do livro teoria do texto de salvatore d'onofrio
CURSO DE LETRAS
TEORIA DA LITERATURA
MARIANA RODRIGUES DE OLIVEIRA SENA
RESUMO: TEORIA DO TEXTO 1
CACOAL-RO
2013
MARIANA RODRIGUES DE OLIVEIRA SENA
RESUMO: TEORIA DO TEXTO 1
Trabalho apresentado pela acadêmica Mariana Rodrigues de Oliveira Sena como quesito avaliativo na disciplina Teoria da Literatura; regida pelo professor Rômulo Giácome Fernandes; no 1º semestre do Curso de Letras, em 2013.
CACOAL-RO
2013
Natureza da linguagem poética
Pode se dizer que todo recurso utilizado para a comunicação humana é uma forma de linguagem e na hierarquia dos sistemas linguísticos a literatura se encaixa como secundária sendo que a língua natural é o sistema primário por ser a base para qualquer outra forma de comunicação humana.
Existem várias formas de se explicar o que a literatura faz com as palavras convencionais e conhecidas por nós, mas para simplificar podemos dizer que o autor literário pega as palavras que já conhecemos e as quais já atribuímos um objeto ou situação no mundo real e as dá significados múltiplos e a interpretação de tais cabe ao leitor.
Usa-se o triangulo de Ogden e Richards para se entender o segundo significado, este explica a relação entre os três elementos linguísticos: o significante (Ste = símbolo gráfico ou fônico), o significado (Sdo = conceito ou imagem mental) e o referente (R = o objeto designado).
O significado conceitual é o que chamamos de “denotativo”, ou seja, o referente tem apenas o significado que conhecemos em nossa língua natural usado no dia a dia ou na linguagem científica e o significado referente é o “conotativo” que é tão familiar á linguagem literária onde um mesmo objeto pode ter vários significados.
A linguagem poética é