Memorial Elétrico
1. APRESENTAÇÃO
O presente memorial visa descrever o projeto elétrico da edificação abaixo:
Tipo da Edificação: Residencial
Número de pavimentos: 04 pavimentos
2. NORMAS TÉCNICAS DE REFERÊNCIA
Os projetos de instalações elétricas foram elaborados dentro das seguintes normas técnicas:
NBR 5410/2004 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão; NBR 5419; NBR IEC 60947-2; NBR IEC 60898; NTD-6.01; NDT- 6.05; NDT- 6.07.
RIC-BT – Regulamento das Instalações Consumidoras da CEEE – Fornecimento em Tensão Secundária; Ainda, todos os materiais especificados e citados no projeto deverão estar de acordo com as respectivas normas técnicas brasileiras de cada um.
3. DESCRIÇÃO DO PROJETO ELÉTRICO
Níveis de Baixa Tensão
Tensão nos bornes secundários do transformador: 380/220V.
220 V (monofásico) – Luminárias e tomadas de uso geral e bomba.
380/220 V (bifásico) – ar condicionado.
3.1. Centros de Distribuição (CD) e Disjuntores
O CD será de embutir ou de sobrepor, deverão conter barramentos de cobre para as duas fases, neutro e terra. Os barramentos poderão ser do tipo espinha de peixe ou tipo pente, respeitando sempre as características de corrente nominal geral do quadro. Deverão ter grau de mínimo de proteção IP-40. Poderão ser metálicos ou de PVC. Deverão possuir espelho para a fixação da identificação dos circuitos e proteção do usuário (evitando o acesso aos barramentos). Os disjuntores usados deverão ser do tipo termomagnético (disparo para sobrecarga e curto-circuito), com curva característica tipo “C” (5 a 10 x In), tensão nominal máxima de 220V, corrente máxima de interrupção de pelo menos 10kA, corrente nominal de acordo com os quadros de carga, verificar o nível de curto. A proteção dos circuitos localizados em áreas úmidas (banheiros e copa com cubas, etc.) deverá ser realizada através de disjuntores termomagnéticos com dispositivo diferencial residual (DR), com corrente nominal