Memorial do Serviço Social: Processo de Institucionalização
SERVIÇO SOCIAL
MARAÍNA RODRIGUES DE OLIVEIRA SANTOS
Memorial do Serviço Social:
Processo de Institucionalização
Porto Nacional
2013
MARAÍNA RODRIGUES DE OLIVEIRA SANTOS
Memorial do Serviço Social:
Processo de Institucionalização
Trabalho apresentado ao 8° período do Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Trabalho Profissional II, Gestão Social, Serviço Social e Terceiro Setor, Comunicação na prática do assistente social.
Profs. Rosane Malvezzi,Maria Angela Santini,Paulo Sérgio Aragão,Rodrigo Eduardo Zambon
Porto Nacional – TO
2013
Introdução
O Serviço social peregrinou pelos séculos na busca por sua especificidade e campo de atuação. Foi usado por burgueses e religiosos da Igreja Católica, onde buscavam atender somente seus próprios interesses, alienando e subjugando o proletariado, fazendo doações a aqueles que não tinham condição de vida adequada. Neste trabalho será analisado o histórico do Serviço Social enquanto profissão, já que em tempos primórdios era utilizada como simples caridade ao pobre e carente pelos mais ricos. Por muito tempo o Serviço Social sofreu influência da igreja católica, até suas primeiras escolas tinham participação do catolicismo, mas atualmente tudo está diferente, existem outras classificações e novas funções para o Serviço Social.
O que é Serviço Social
O Serviço Social é uma profissão de nível superior. Pode ser exercida exclusivamente por profissionais diplomados em instituições de ensino superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e devidamente registrados no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS). A pessoa formada no curso de Serviço Social é denominada de assistente