Memorial Descritivo
Campus – Campo Grande/MS
Disciplina: Seminário de Aprimoramento
Módulo: IV – Etapa: II
MEMORIAL DESCRITIVO
CAMPO GRADE - MS
DEZEMBRO/2014
MEMORIAL DESCRITIVO
Mediação de Conflito Para entender sobre mediação de conflito é necessário entender o que é conflito, por isso, conflito pode ser definido como: desentendimento entre duas ou mais pessoas sobre um tema de interesse comum.
Conflitos representam a dificuldade de lidar com as diferenças nas relações e diálogos, associada a um sentimento de impossibilidade de coexistência de interesses, necessidades e pontos de vista.
Conflitos não são problemas, são normais e não são em si positivos ou negativos, maus ou ruins. É a resposta que se dá aos conflitos que s torna negativos ou positivos, construtivos ou destrutivos. A questão central é como se resolvem os conflitos: se por meios violentos ou através de diálogo.
É justamente a não aceitação dos conflitos que provocam a violência. Busca resolver o conflito, negando o outro. Todavia, quando se aprende a lidar com o conflito de forma não violenta, ele deixa de ser encarado como o oposto da paz e passa a ser visto como um dos modos de existir em sociedade. Os conflitos podem trazer os seguintes benefícios:
Estimular o pensamento crítico e criativo;
Melhorar a capacidade de tomar decisões;
Reforçar a consciência da possibilidade de opção;
Incentivar diferentes formas de encarar problemas e situações;
Melhorar relacionamentos e a apreciação das diferenças;
Promover a autocompreeensão. A neutralidade do mediador é um dos principais meios para ter um conflito resolvido de forma saudável. O mediador pode ser definido como uma pessoa escolhida pelas partes para atuar como terceiro imparcial na facilitação do diálogo entre elas, o papel do mediador envolve como competência básica a capacidade de criar condições para que as partes possam obter uma solução, e,