MEMORIAL DESCRITIVO
BOLSA FAMILIA: QUEBRA DE CONDICIONALIDAES
Autor: Helinanda Teodosia da Silva
Prof. Orientador Ivanete Castro
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso/Habilitação: Serviço social (SESS0070) – Estágio
12/05/14
1 INTRODUÇÃO
O referido projeto de intervenção e estagio supervisionado de campo vem sendo desenvolvido no centro de referencia de assistência social (CRAS), ocupando a área de concentração no programa bolsa e suas demais condicionalidades. A realização do estagio de observação me possibilitou observar vários campos da instituição que me garantiu adquirir conhecimentos que vieram somar junto ao meu estagio. Porém meu foco maior se destinou ao programa Bolsa Família. Que e um programa de transferência direta de renda para as famílias que vivem em extrema vulnerabilidade social.
De acordo com o MDS o programa garante benefícios as famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza (MDS 2011), essa transferência de renda promove o alivio da pobreza.
O programa e extremamente seletivo e exige das famílias certas condicional idades que são compromissos assumidos pelos beneficiários do programa. As condicionalidades são focados nas áreas da educação, saúde e assistência social, com os quais as famílias devem cumprir todas as exigências para que elas continuem a receber a beneficio do bolsa família.
Durante a realização do estagio de observação, foi detectado que a grande demanda desses beneficiários na instituição era para desbloqueio desses benefícios, que haviam sido bloqueados, suspensos ou cancelados por falta dos cumprimentos das condicionalidades.
A partir dessa realidade, encontrada na instituição, foi que elaborei meu projeto de intervenção onde a minha prioridade foi trabalhar com o objetivo de conscientizar e orientar as famílias beneficiarias da bolsa família a cumprirem as condicionantes do programa e dessa forma reduzir o bloqueio