Memorial de cálculo de inst. elétricas
O presente memorial visa descrever e estabelecer os critérios gerais para esclarecimento dos cálculos efetuados para execução do Projeto das Instalações Elétricas projetado para a residência.
1- CARACTERÍSTICAS DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
- Tensão de operação: 3 fases + neutro e terra – 220/127 V – 60Hz
2- DESCRIÇÃO GERAL DAS INSTALAÇÕES
2.1- INFORMAÇÕES SOBRE O FORNECIMENTO DE ENERGIA A alimentação elétrica da unidade será feita a partir da alimentação da Light, concessionária responsável pela distribuição de energia na Cidade do Rio de Janeiro.
2.2 – INSTALAÇÕES DO QUADRO GERAL DE BAIXA
O quadro a ser instalado deverá novo e instalado conforme diagrama (esse trabalho não contemplou a execução do diagrama), porém esse diagrama deverá possuir barramentos trifásicos e barra para neutro e terra independentes, espaço para futuras ampliações em torno de 20% da quantidade total de disjuntores. Os equipamentos internos deverão atender a IEC/ABNT, tais como disjuntores e etc.
2.3 SISTEMAS DE TOMADAS DE USO GERAL E ESPECÍFICO
Os circuitos das tomadas de uso geral e de uso específico serão alimentados a partir de um interruptor diferencial residual (DR) a fim de proteger o usuário contra correntes acidentais. Todas as tomadas deverão ser dotadas de pólo de terra diferenciado e obedecer à norma NBR 14136/02.
NORMAS E DEFINIÇÕES
Para os serviços de instalação de cabeamento estruturado, observar as normas abaixo:
- ABNT-NBR5410: Instalações Elétricas de Baixa Tensão;
2.4- ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAIS
As especificações dos materiais dadas abaixo devem ser obedecidas fielmente na compra dos materiais e execução das instalações.
Eletrodutos em PVC Eletroduto fabricado com polietileno de lata densidade , na cor preta, com formato circular de parede interna e externa lisa. Terão diâmetro nominal, mínimo de 20mm, e os diâmetros de 20, 25, 40, 50, 80 e 100mm. Os eletrodutos são