Memorial de Cerâmica
Natalie Lima Duarte
Memorial Descritivo e Pesquisas
Expressão Tridimensional VI
Salvador
2012
Universidade Federal da Bahia
Aluna: Natalie Lima Duarte
Professora: Sarah Hallelujah
Natureza: Memorial Descritivo e Pesquisas
Curso: Bacharelado em Artes Plásticas
Escola de Belas Artes – Universidade Federal da Bahia
Salvador
2011
Introdução
O objetivo desse trabalho é relatar o processo criativo e a execução de uma peça de cerâmica, a partir da sua forma mais primitiva. As informações que aprendi em sala de aula foram realmente fundamentais para a concepção dessa obra. Infelizmente o semestre foi interrompido por uma greve de professores, e isso acabou impossibilitando a queima da argila, parte final do projeto.
Apesar de tudo ainda conseguimos aprender bastante sobre a técnica, além de desfrutarmos de uma ótima energia em sala de aula. Realmente uma experiência memorável.
O Projeto uti Tema
Para essa obra, utilizei as influências do folclore brasileiro. Tomando como base uma pesquisa prévia sobre nossos mitos e lendas, escolhi retratar o Negro d’Água, personagem folclórico presente na região do Amazonas, no norte de Minas Gerais e também na região do Recôncavo Baiano. A lenda conta a história de um escravo forte e de gênio tempestuoso, que graças ao seu comportamento insubordinado despertou o ódio do capataz. Quando a escravidão foi abolida, o capataz não conseguia aceitar a ideia de libertar aquele escravo teimoso, e decidiu mata-lo e jogar seu corpo no rio. O espírito do negro voltou para se vingar, causando enchentes e tempestades quando não lhe fazem oferendas. Diz a lenda que ele possui longas garras, e que se alguém conseguir cortá-las conquistará a simpatia do Negro d’Água e ele não lhe fará mal. O personagem também vira barcos de pescadores e os afoga.
É descrito como um homem alto de pele negra, muito veloz