Membrana Plasmatica
As funções da membrana plasmática A membrana plasmática tem a função de regular as trocas de substâncias entre a célula e o meio, o que é feito por meio de uma propriedade chamada permeabilidade seletiva. Além disso, a membrana plasmática intervém nos mecanismos de reconhecimento celular por meio de receptores específicos - moléculas que reconhecem agentes do meio, como, por exemplo, os hormônios.
As especializações da membrana A membrana plasmática é dotada de diversas especializações, as quais variam de acordo com as diferenciações celulares. Assim, temos o micro vilosidades, as invaginações de base, os desmossomos, as Inter digitações, as cutículas e os cimentos intercelulares.
Micro vilosidades O micro vilosidades são delgadas saliências da membrana plasmática, se expandem pela Superfície livre da Célula. Ocorrem nas células do epitélio intestinal e servem para aumentar a superfície de absorção.
Invaginações de base As membranas das células dos canais renais possuem, na base, profundas invaginações relacionadas com o transporte da água reabsorvida por esses órgãos.
Desmossomos Os desmossomos são espécies de "botões adesivos", que aparecem nas membranas adjacentes de células vizinhas. Ocorrem