Membrana filtrante
• Este relatório tem como finalidade, mostrar as características de uma determinada amostra, através de um novo processo analítico, onde é observada a quantidade de coliformes totais e coliformes termotolerantes.
• Entender a importância de a água estar livre de agentes patogênicos assim como de bactérias indicadoras de contaminação fecal.
• Demonstrar a técnica da membrana filtrante para a determinação de bactérias do grupo coliforme.
Justificativas
Ao se analisar a quantidade de coliformes totais e termotolerantes em uma amostra, pode-se comprovar se ela, esta ou não apta para o consumo humano, como também os malefícios e benefícios que podem trazer aos humanos. E possíveis meios de melhoramento da amostra.
Introdução A avaliação dos níveis de poluição fecal dos ambientes aquáticos e da eficiência do tratamento de esgotos domésticos quanto à remoção de microrganismos patogênicos têm sido definidas pelo índice de coliformes fecais, entre outros parâmetros. Os métodos convencionais para determinação de coliformes fecais são baseados na temperatura elevada (44,5 ± 0,2 oC), seja pela técnica de fermentação de tubos ou da filtração em membrana.No relatório falaremos exclusivamente, sobre alguns aspectos microbiológicos da qualidade da água destinada ao consumo humano. A avaliação da qualidade bacteriológica da água realizada em rotina baseia-se na pesquisa de bactérias indicadoras de contaminação fecal na água por recurso à técnica das membranas filtrantes. Os critérios e graus de exigência na avaliação da qualidade de uma água não são iguais para todas as águas, sendo função da utilização a que se destina. A análise experimental realizada nesta aula prática visa exemplificar um procedimento para a pesquisa e enumeração de bactérias coliformes (totais e fecais) numa amostra de água para consumo humano, com base na técnica das membranas filtrantes.
Materiais
Coliformes Totais:
- Equipamento de filtração com