Filtração
Uma operação unitária muito utilizada nas indústrias é a filtração, a qual consiste separar, em uma suspensão, a fase líquida e/ou gasosa da fase sólida. Em tal operação, força-se a passagem de uma suspensão através de um meio filtrante, poroso e permeável, a fim de que se consiga separar a fase líquida e/ou gasosa da fase sólida. Esta última fica retida no meio poroso desde que ele tenha capacidade de retenção, enquanto que o fluido que passa por ele se vê livre dos sólidos. Tal fluido é denominado filtrado.
Dentre os equipamentos utilizados na filtração encontram-se os filtros prensa, que se designam a separar sólidos de líquidos sob uma pressão positiva. O corpo filtrante é composto por um conjunto de placas, posicionadas consecutivamente e prensadas, com recessos formando câmaras internas e revestidas por elementos filtrantes permeáveis ao líquido. O sólido retido forma tortas no interior das câmaras. O líquido é conduzido pela placa para os coletores específicos, enquanto a torta é removida periodicamente com a separação das mesmas. Neste trabalho, o enfoque será dado a um tipo de filtro prensa específico, os filtros câmara sem pré-capa. O presente relatório tem por objetivos determinar a constante característica da filtração a pressão constante, a resistência específica da torta, a resistência específica do meio filtrante, o percentual de umidade da torta e a compressibilidade da torta.
Após devidos cálculos, obteve-se que a constante característica da filtração a pressão constante, Kp = 1,04E+06 s/m6; a resistência específica da torta, α = 2,279E+10 m/Kg; a resistência específica do meio filtrante, Rm = 1,059E+11 m-1; o percentual de umidade da torta, 29,31 % e a compressibilidade da torta, s = 0,210851m2s2/Kg2. Tais valores foram obtidos através da filtração realizada para uma suspensão de bicarbonato de cálcio em filtro câmara sem a formação de pré-capa a uma pressão de 2 kgf/cm2.
INTRODUÇÃO:
A filtração é uma operação unitária que