Membrana celular ou plasmatica
Transporte Passivo: Ocorre por difusão, independentemente de consumo de energia pela células; os matérias entram e saem da célula, segundo gradientes de concentração.
Transporte Ativo: Depende da energia fornecida pelo ATP e ocorre contra gradientes de concentração.
Proteínas transportadoras ou permeases: Grande parte da seletividade da membrana é atribuída as proteínas transportadoras, denominadas permeases, que são enzimas capazes de reconhecer as moléculas a serem transportadas.
Fagocitose: no processo da fagocitose, as partículas sólidas e grandes são englobadas por meio de pseudópodes e forma-se um vacúolo digestivo. Os pseudópoles são expansões citoplasmáticas temporárias devido a mudança do estado micelar do citoplasma de coloide-sol para coloide-gel e vice-versa.
Pinocitose: é o mecanismo pelo qual são incorporadas a célula proteínas e outras substancias solúveis.
Exocitose: é quando uma vesícula no citoplasma se desloca para a superfície interna da membrana celular e se funde e ela, liberando o conteúdo vesicular para o meio extracelular.
O glicocálix é uma matriz extracelular, uma camada externa à membrana, presente em células animais, formada por glicolipídios, esfingolipídios, glicoproteínas e proteoglicanas. Protege a célula contra agressões físicas e químicas, retém nutrientes e enzimas e participa do reconhecimento intercelular, uma vez que diferentes células possuem diferentes glicocálix e diferentes glicídios.
Permeabilidade seletiva: a membrana é permeável, mas não á tudo. Função da membrana plasmática é envolver e proteger a célula.
As microvilosidades são