Sped fiscal – impactos e mudanças causadas para o governo, as empresas e os contadores
PROJETO DE PESQUISA
SPED FISCAL – IMPACTOS E MUDANÇAS CAUSADAS PARA O GOVERNO, AS EMPRESAS E OS CONTADORES
RESUMO
Este trabalho tem por propósito desenvolver um estudo sobre os impactos e mudanças causados pelo Sistema Público de Escrituração Digital Fiscal (SPED FISCAL), buscando evidenciar o que de fato mudou em relação aos três principais envolvidos que são o Governo, as empresas e os contadores, que participam diretamente desse processo de mudança.
Com vistas à resolução do problema e alcance dos objetivos propósitos, para traçar o perfil dos auditores foi utilizado como método de questionário estruturado, aplicado junto a um auditor, onde se buscou levantar aspectos essenciais para responder a pergunta proposta. Paralelamente a isso se utilizou de literatura especializada abordando as competências profissionais, onde, a pesquisa não teve a pretensão de abordar todo o conteúdo teórico, mais sim resgatar alguns aspectos relevantes para auxiliar os interessados na compreensão deste objeto. Espera-se que com os resultados obtidos a compreensão das funções do auditor, buscando cada vez mais um profissional que melhor se adapte aquilo que se pode esperar de um trabalho executado de forma eficiente e eficaz, promovendo a valorização deste profissional e paralelamente a isso, a promoção de resultados otimizados ao lado da gestão organizacional.
Palavras chaves: SPED FISCAL,Empresas, Contadores e Governo.
1. INTRODUÇÃO
Com a evolução ocorrida no exercício da profissão de Contabilista, que vem acompanhando a progressão da tecnologia a cada dia mais se aumenta a sua informatização, os avanços apresentados nas áreas da tecnologia da informação e comunicação eletrônica, tendo a Internet como importante fator, interligam o mundo, garantindo a expansão da economia para mercados antigamente restritos. Essas novas tecnologias passaram a colaborar tanto com os governos quanto as empresas no exercício de suas funções.