Membrana Celular Luis Henrique
Toda a célula, seja procarionte ou eucarionte, apresenta uma membrana que a isola do meio exterior. Essa membrana é chamada de membrana celular (ou membrana plasmática).
Constituição da membrana celular
Estudos com membranas plasmáticas isoladas revelam que seus componentes mais abundantes são fosfolipídios, colesterol e proteínas. Por isso costuma-se dizer que as membranas plasmáticas têm constituição lipoprotéica (lipídios e proteínas).
Dupla Camada de Lipídios – DCL
Os principais tipos de lipídios presentes nas membranas celulares são:
- Fosfolipídios e o glicolipídios;
- Colesterol (presente em protista e animais).
As moléculas de lipídios possuem porções com afinidade pela água (parte hidrofílica) e porções com rejeição pela água (parte hidrofóbica).
Quando envolta completamente pela água, essas camadas dispõem-se naturalmente em duas camadas. A parte hidrofílica em contato com a água e a parte hidrofóbica protegida da água. A parte hidrofílica, então, por fora e a parte hidrofóbica para dentro.
Proteínas Inseridas na Dupla Camada de Lipídios
Proteína Integral Transmembrana (PIT): Proteína que atravessa toda a dupla camada de lipídios;
Proteína Integral (PI): Encontra-se no interior na dupla camada, tanto na parte interna quanto na parte externa;
Proteína Periférica (PP): Permanece fora da membrana, não tem contato com o interior da dupla camada de lipídios.
Mosaico Fluído: Disposição das moléculas na membrana plasmática, sendo que os lipídios formam uma camada dupla e contínua, no meio da qual se encaixam moléculas de proteína.
A dupla camada de fosfolipídios é fluida e as proteínas mudam de posição continuamente, como se fossem peças de um mosaico.
Fisiologia e transporte da membrana plasmática
A membrana celular controla a entrada e saída de substâncias e íons na célula, o que chamamos de permeabilidade celular, portanto, a membrana tem permeabilidade seletiva. O