Universidade Anchieta Negros
Curso de Administração, Contábeis e Economia.
Problemas Étnicos Internacional: População Negra
Orientador: Simone Rezende Turma A 2° sem.
Amanda Reis
Andressa Rodrigues
Caroline Castro
Grace Cardoso Pupim
Larissa Pinheiro
Tainara Reis
Thiago Muller
Jundiaí – SP, 29 de outubro de 2014
Universidade Anchieta – Unianchieta
Curso de Administração, Contábeis e Economia.
Problemas Étnicos Internacional: População Negra
Seminário com o objetivo de mostrar problemas com a população negra em outras partes do mundo.
Jundiaí – SP, 29 de outubro de 2014
Introdução.
Esse trabalho tem como intuito discutir o tema Racismo no exterior como um tipo de discriminação cívica. Tendo como foco práticas discriminatórias, insulto moral e desrespeito. Discutimos sobre casos atuais e relembramos casos passados.
Sumário:
1. Racismo EUA/ Europa
2. Cotas Raciais
3. Pensadores negros
4. Conclusão
5. Fontes Racismo ra.cis.mo sm (raça+ismo) 1 Teoria que afirma a superioridade de certas raças humanas sobre as demais. 2 Caracteres físicos, morais e intelectuais que distinguem determinada raça. 3 Ação ou qualidade de indivíduo racista. 4 Apego à raça.
Europa
A distinção racial hoje em dia quer mostrar que existem raças “piores” e “melhores”, se limitando a cor da pele. Tal conceito ganhou uma grande força na Europa, quando houve colonização dos continentes africano e asiático, predominando então o que chamavam de “homem europeu branco”. Certamente, foi a partir daí que as teorias raciais de Adolf Hilter e do nazismo surgiram. O ideário nazista considerava que os judeus, negros e ciganos deveriam ser isolados do território alemão para que a “raça ariana” pudesse manter sua hegemonia. Além disso, o apartheid entre negros e brancos, ocorrido na África do Sul, poderia também ser considerado como um fruto direto das teorias racistas.
EUA
Para seus simpatizantes, Obama é um político