Mem Ria Descritiva Funda Es
Parâmetros
q (Kpa)
10
c' (KN/m3)
5
Φ' (°)
30
Φ' (rad)
0,523599
γsolo(KN/m3) Areia-siltosa
19
E (Mpa)
25
γ Betão armado (KN/m3)
25
Tabela 1 – Características geotécnicas do solo em estudo
Os valores de λ, δ, β, e θ dependem da geometria do muro, podendo esta variar sendo um muro em gabião ou em betão armado. De salientar que o nível freático não irá afetar em qualquer altura o dimensionamento do muro, pois este encontra-se a uma profundidade elevada.
As verificações de segurança incluem a verificação de segurança em relação ao escorregamento pela base e em relação ao derrubamento. Nestas verificações intervêm as características do solo, a capacidade de carga do terreno, e a capacidade geral da estrutura no que diz respeito ao suporte das cargas provenientes do terreno. Parte dos dados apresentados foram retirados do estudo Geológico Geotécnico anexo ao projeto, representados na tabela abaixo apresentada:
Tabela 2 – Parâmetros geotécnicos do terreno em estudo
, sendo que a ação de sobrecarga devida ao tráfego admitida é retirada do Decreto-Lei nº235/83, artigo 41, alínea 3, abaixo apresentado:
Figura 3 – Ações de sobrecarga devido a tráfego (DL nº235/83)
1 Critério para a escolha da geometria
O primeiro passo no dimensionamento do muro foi o cálculo da altura dos mesmos. Esta altura foi encontrada através da cota de implantação da ETAR (169,5 metros) e