Melhores praticas para telefonia ip cisco
1. OBJETIVO
O objetivo desse documento é apresentar recomendações de melhorias na Infra-estrutura LAN, para receber Solução de Comunicações Unificadas da Cisco Systems. Os dados técnicos deste documento estão divididos em seções da seguinte forma: · TERMOS TÉCNICOS UTILIZADOS NESTE DOCUMENTO Uma breve explanação sobre os termos técnicos abordados neste documento. CISCO BEST PRACTICES As melhoras práticas de implementação de Soluções Unificadas sob a visão da Cisco Systems.
2. DADOS TÉCNICOS
A infra-estrutura LAN é extremamente importante para a operação de Redes IP Telephony . Uma infra-estrutura LAN adequada requer uma boa topologia e boas práticas de implementação. O QoS fim a fim também é necessário para garantir qualidade de voz.
TERMOS TÉCNICOS UTILIZADOS NESTE DOCUMENTO o LAN (Local Área Network) § É uma rede de computador utilizada na interconexão de equipamentos processadores com a finalidade de troca de dados. o IP Telephony § Sistema Unificado de Comunicações capaz de transmitir voz, vídeo, dados e aplicações de mobilidade em redes fixas e móveis. o Best Practices § Denomina técnicas identificadas como as melhores para realizar
determinada tarefa.
o
VLAN § Uma rede local virtual que compartilha o mesmo meio físico, mas são redes logicamente separadas.
o
BROADCAST § Um pacote ou informação que é enviada para todos os usuários de uma LAN.
o
HOST § Qualquer device conectado a uma rede é considerado um host (Desktop, Laptop, Telefone IP, Câmera IP, etc).
o
UPLINK § Em uma Topologia de Rede as camadas inferiores chamadas de Acesso são ligadas às camadas superiores Distribuição e CORE através de conexões chamadas de Uplink .
o
QoS (Quality of Service) § Qualidade de Serviço em um rede LAN refere-se a garantia de largura de banda para aplicações críticas, sensíveis a atrasos e perda de pacotes.
o
PACKET LOSS § Termo técnico usado para