Melhorando a Locução com Trava-Línguas
Conheça aqui alguns trava-línguas que muito podem ajudar na melhoria da fala, o que é muito necessário para profissionais que dependam do microfone para sobreviver, ou que façam dele o seu robe preferido. principalmente para locutores amadores de rádios comunitárias ou vídeos caseiros, que estejam treinando sem o acompanhamento de um profissional qualificado para esse fim, o ideal é que todo o exercício seja feito em ggrupo, e se possível, diante de um espelho, para que uns possam corrigir os outros e evitar certos exageros e posturas incorretas, o que pode prejudicar ao invés de melhorar o jeito de se falar, chegando-se ao ponto de alguns exercícios mal feitos causarem danos irreparáveis ao aparelho fonador. gravar os exercícios com um gravador qualquer, também pode ajudar bastante na correção de eventuais exageros.
Os trava-línguas fazem parte do nosso folclore, e sofrem variações conforme os costumes de cada região, tendo eu desde criança me defrontado com eles, quando os mais velhos mandavam falar aquelas coisas difíceis, para depois se rirem da nossa atrapalhação.
São conjuntos de palavras que privilegiam encontros consonantais dificultosos de se falar, que podem servir muito bem para se melhorar a dicção, ajudando também a tornar mais clara a fala de locutores profissionais, ou mesmo locutores amadores de rádios comunitárias e vídeos caseiros, e servem para qualquer pessoa que busque um aprimoramento vocal.
Eles devem ser falados com boa articulação, e nem precisa ser assim tão rápido, mas há que ser bem ritmado.
Alguns instrutores indicam para que esses exercícios sejam feitos mordendo-se uma caneta ou um lápis, mas eu ainda prefiro fazê-los com uma rolha de garrafa de vinho, o que obriga a uma abertura bem maior da boca. Ela deve ficar com a parte circular entre os dentes e os lábios (observe que, para que ela esteja na posição correta, você deverá conseguir girá-la com os dedos, sem precisar tirá-la de