Melhoramento genético
5. Opinião do grupo sobre a situação do melhoramento da cultura no Brasil e as perspectivas futuras.
6. Referências Bibliográficas. Objetivos Do Melhoramento
A soja apresenta ampla diversidade genética quanto à sua área de adaptação, e esta característica deve-se principalmente à sensibilidade dessa leguminosa ao fotoperíodo e a temperatura.
Nos programas de melhoramento da soja no Brasil, atualmente desenvolvios pelas diferentes instituições, objetiva-se a criação de novas cultivares. Métodos De Melhoramento Da Soja
Os diferentes métodos de melhoramento de plantas autógamas como por exemplo, introdução de germoplasma, seleção, hibridação, método da população, método genealógico, método descendente de uma única semente ou de uma única vagem, teste de geração precoce, seleção recorrente recorrente e métodos dos retrocruzamentos, podem ser adaptados para o desenvolvimento de novos cultivares de soja.
Introdução de Germoplasma
A primeira etapa do programa de melhoramento devem-se seguir as normas de controle de fitossanidade vigentes nos país. Para as sementes obtidas dentro do país deve-se fazer o seu registro em um livro apropriado, fazendo uma cuidadosa descrição inicialmente da semente e mais tarde das condições agronômicas.
Se a quantidade for pequena,fazer uma pequena multiplicação em casa de vegetação; posteriormente, poderão ser realizadas pequenas multiplicações. Já no campo,utiliza-se fileiras de 2,0 a 3,0m de comprimento, espaçadas de pelo menos 0,70m, para diminuir a taxa de cruxamento natural.
Acolheita deve ser feita logo que a semente atingir, pela primeira vez 13,5% de umidade; ela deve ser seca até 11 a 12% de umidade e mantida em câmara fria, com pelo menos 10°C e 50% de umidade relativa. Nessas condições a semente se mantem viável e com boa qualidade