Meiose e mitose
Nosso organismo está sempre realizando divisões celulares. Há dois tipos de divisão celular, a mitose e a meiose, e nós realizamos tanto uma quanto outra, mas em situações diferentes. A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula do bebê (célula-ovo ou zigoto) até a nossa morte. Quando ainda estamos sendo gerados, no útero materno, é necessário que ocorra a duplicação das células a fim de formar o novo ser. A partir daí nunca mais paramos de realizar mitoses. A mitose se inicia com uma célula diplóide (2n), ou seja, com o número total de cromossomos da espécie que no nosso caso são 46. Em seguida há um período denominado interfase, em que ocorre a duplicação do material genético, para depois começar a divisão propriamente dita. Vamos ver no trabalho um pouco mais sobre a mitose e a meiose, suas fases e subfases, suas funções, onde são localizadas e suas formas reproduzidas.
Mitose
Processo durante o qual ocorrem transformações que levam à divisão da célula, dando origem a duas outras com o mesmo número de cromossomos, com cinco fases:
Prófase
Prometáfase
Metáfase
Anáfase
Telófase
Desenho: Divisão celular mitose
Mitose – Prófase
No início da mitose, numa célula diplóide, o centrossomo e os cromossomos encontram-se duplicados. Na prófase os cromossomos começam a se condensar, tornando-se visíveis ao microscópio óptico. Cada cromossomo é constituido por dois cromatídios unidos pelo centrômero, chamados cromossomos dicromatídeos. Entretanto, o invólucro nuclear desorganiza-se e os nucléolos desaparecem. Essencial para a divisão dos cromossomos.
Desenho: reprodução da prófase
Mitose – Prometáfase
A dissolução do