Meios técnicos - Cidade de Goiás
Sabemos que cada meio geográfico é dividido por três etapas sendo elas: o meio natural, o meio técnico, o meio técnico-científico e o meio técnico-científico-informacional.
O meio natural era utilizado pelo homem sem grandes transformações (Século XV), procuravam ter uma harmonia com a natureza valorizando-a e não buscando só o que ela poderia oferecer.
Já o meio técnico vê o espaço mecanizado (Século XVIII até a Revolução Industrial).Visando o natural e o artificial, os objetos começam a ser culturais mas são construídos com mais técnica. Exemplo: Foice (de agricultor, usada como arma pelos agricultores)
No meio técnico-científico a ciência vem para transformar (meados do Século XX), acontece a profunda interação da ciência e da técnica.
E por ultimo temos o meio técnico-científico-informarcional que está basicamente relacionado ao avanço da comunicação no mundo, pois é através da ciência e da técnica que produtos começam a ser conhecidos mundialmente graças a vasta produção internacionalmente.
A Cidade de Goiás ao longo do tempo também passou por esses meios geográficos só que de uma forma mais lenta devido a sua localização, um exemplo de meio natural seria o conhecido Rio Vermelho onde se usava para o consumo que água de forma completamente artesanal.
Já em relação ao meio técnico podemos ver o consumo de água mesclando o natural com artificial como a construção de uma bica na Casa de Cora Coralina.
Na cidade podemos observar que o meio técnico-científico veio a partir das construções de poços artesianos onde a ciência se envolve com várias técnicas buscando o melhor acesso a água em tempos de seca.
E por fim na Cidade de Goiás também se encontra registros do meio técnico-científico-informacional devido à globalização no mundo a chegada das técnicas cientificas como a de irrigação se torna mais acessível.
Portanto pode se perceber que as modificações dos meios geográficos estão