Meios de comunicação em massa
Olinda, setembro de 2011
Colégio Nova Olinda
Aluna: Larissa Vasconcelos
Professor: Flávio Vasconcelos
Disciplina: Geografia
Série: 2º ano E.M Turma: D
Assunto: Os domínios naturais do Brasil.
Mata do Igapó Vegetação característica da Floresta Amazônica. Situa-se em terrenos baixos e próximos de rios (igarapés) que são constantemente inundados. As árvores atingem até 20 m de altura, com a maioria entre 4 e 5 m. As espécies vegetais aqui encontradas são adaptadas a terrenos alagadiços. Suas plantas, de menor porte, são hidrófilas (adaptadas a regiões alagadas), possuindo como espécies comuns a vitória-régia, as orquídeas, as bromélias e outras.
Mata da Várzea Várzea é o terreno às margens de um rio que é inundado em época de enchente. Um dos exemplos mais clássicos deste termo é a várzea do Nilo, regiões ribeirinhas ao rio que na época de cheias eram alagadas, deixando aí o húmus, rico adubo natural que permitia o cultivo com alta fertilidade. Mata da terra firme A terra firme é a região de interior da floresta amazônica, longe de rio caudalosos, de solo mais pobre. Caracterizam-se pelo grande porte das árvores e formação de dossel, isto é, uma compacta e permanente cobertura formada pelas copas das árvores.
Cerrado
A paisagem do Cerrado possui alta biodiversidade, embora menor que a mata atlântica e a floresta amazônica. Pouco afetado até a década de 1960, está desde então crescentemente ameaçado, principalmente os cerradões, seja pela instalação de cidades e rodovias, seja pelo crescimento das monoculturas.
Caatinga É o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrada em nenhum outro