Meios de Comunicação de Massa
Curso: Publicidade e Propaganda
Disciplina: Teorias da Comunicação
Introdução
Neste trabalho iniciaremos uma discussão sobre os meios de comunicação de massa, e sobre o poder de persuasão que os meios midiáticos têm sobre a massa, capazes de persuadir a mente das pessoas, levando ao convencimento a adquirir determinado produto, e como compreender os verdadeiros efeitos da Comunicação sobre a sociedade. Falaremos também sobre a teoria Hipodérmica que é muito conhecida por “Teoria da Bala Mágica”, essa teoria busca explicar como o publico é atingido diretamente pelas mensagens, baseadas nas teorias de alguns autores como referência para facilitar a pesquisa, alguns deles são: DeFleur e Lasswell.
Índice:
1) Desenvolvimento
2) Discussão
3) Conclusão
4) Referências
1) Desenvolvimento
Base teórica: Psicologia
Época: Primeiras décadas do séc. XX
A comunicação de massa é um termo usado quando uma determinada mídia é capaz de atingir vários públicos diferentes. Fortes conturbações sociais, econômicos e políticos, nos anos de 1930, ajudaram a “aflorar” essa comunicação de massa. Mediante várias discussões e análises sobre as mídias e suas massas, os pesquisadores da época desenvolveram uma ideia e a nomearam de “Teoria da Bala Mágica” ou “Agulha Hipodérmica”. Essa ideia consiste principalmente na relação dos efeitos das propagandas no período entre guerras. Pensava-se que bastava “atingir o alvo” e a propaganda teria êxito. O seu modelo era uma relação entre estímulo e resposta. Acreditavam que os estímulos dos meios de comunicação eram poderosos e que as pessoas reagiam de modo uniforme.
Como no artigo do sociólogo norte-americano Herbert Blumer, “The Mass, the Public and the Public Opinion” (A Massa, o Público e a Opinião Pública):
“... a massa é um grupo anônimo, ou melhor, é composta por indivíduos anônimos.