Meios corrosivos
“Ambiente, situação ou substância capaz de deteriorar um material metálico.” (Eu mesma)
Um detreminado meio pode ser extremamente agressivo, sob ponto de vista da corrosão, para um determinado metal e inofensivo para outro. #Todo material tem um meio corrosivo adequado!#
5. Produtos Químicos
Os produtos químicos desde que em contato com a água ou com umidade (que formam um eletrólito (condutor contendo íons que transportam correntes para o cátodo) ) podem provocar a corrosão eletroquímica. Em equipamentos utilizados nos processos químicos, deve-se levar em consideração duas possibilidades:
Deterioração do material
Contaminação do produto químico
Ocasionados pela agressividade dos produtos químicos utilizados
Entre os produtos corrosivos estão incluídos os ácidos, anidridos ácidos e álcalis. Eles geralmente destroem seus recipientes e contaminam a atmosfera da área de armazenagem. Alguns são voláteis (gás ou vapor) e outros reagem violentamente com a umidade.
Os vapores ácidos reagem com sulfetos, sulfitos, cianetos, arsinetos, teluretos, fosfetos, boretos, silicietos, formando vapores altamente tóxicos; também libertam hidrogênio, altamente inflamável, em contato com alumínio, etc.
As névoas ou vapores de produtos corrosivos destroem equipamentos e o material com o qual o armazém foi construído, sendo também tóxicos para os trabalhadores. Devem ser conservados à baixa temperatura, mas bem acima do seu ponto de congelamento. Deve haver ventilação suficiente para impedir a acumulação de vapores e inspeção regular.
6. Alimentos
Geralmente emprega-se ácidos orgânicos como agentes conservadores de alimentos, no entanto, esses ácidos podem atacar os recipientes metálicos, formando sais tóxicos.
Além do caráter tóxico dos sais resultantes, também eles podem retirar os odores característicos de certos alimentos, bem como ocazionar rancidez (mofo, ultrapassado, azedo...)
Mesmo que a ação corrosiva seja pequena observa-se que