Meios corrosivos
Introdução:
A natureza do meio corrosivo que se encontra próximo da superfície metálica é de grande importância.
No caso de trocadores de calor, por exemplo, o meio corrosivo vai apresentar uma temperatura mais elevada na parte em contato imediato com a superfície metálica dos tubos.
Tal fato pode acarretar uma decomposição, nesta região, dos produtos usados para tratamento da água, como no caso de polifosfatos que, em temperaturas elevadas se convertem em fosfatos e se depositam nos tubos provocando entupimento dos mesmos.
Os principais meios corrosivos são:
1 - ATMOSFERA
A importância da atmosfera como meio corrosivo, pode ser confirmada pelo grande número de publicações cintíficas sobre o assunto.
Em decorrência do custo elevado das perdas, estimados em cerca da metade do custo total, está sendo desenvolvido o projeto “Mapa Ibero-Americano de Corrosividade Atmosférica”, com o objetivo de caracterizar e classificar a corrosividade atmosférica de diversas estações distribuídas pelos países desta região.
Os EUA implementaram o programa de 10 anos de pesquisa, que estabeleceu como etapa inicial estudos envolvendo:
POLUENTES (SOX, NOX, O3 e particulados.
MATERIAIS (estátuas e estruturas de valor cultural, metais e ligas, tintas, plásticos, concreto, mármore e granito.
QUESTÕES COMO: ▪ Ação da deposição ácida e poluentes associados a deterioração dos materiais. ▪ Taxa de danos nos materiais especificados. ▪ distribuição geográfica dos materiais sujeitos a deterioração. ▪ valor econômico dos danos. ▪ proteção apropriada e estratégias de redução.
Países europeus estabeleceram programa de exposição durante oito anos paa quantificar os efeitos de poluentes atmosféricos em metais estruturais, mármore, revestimentos com tintas e contatos elétricos.
A ação corrosiva da atmosfera depende fundamentalmente dos fatores: ▪ umidade relativa; ▪ substâncias poluentes – particulados e gases; ▪