Meio de Cultura Sabouraud
O processo de criação, materiais usados e resultados obtidos em um meio de cultivação de microrganismos feito em aula laboratorial, com o propósito de observar os fungos e bactérias na aula seguinte, em uma análise microscópica do meio obtido em sete dias.
Objetivo
O objetivo do experimento foi observar o crescimento de fungos presentes no ambiente escolhido, através do meio de cultura. Relatar cada alteração sofrida despertando assim a curiosidade para a vida microbiológica.
Materiais e Métodos
Materiais utilizados:
Balança semi-analítica
Folha de papel toalha
Erlenmeyer
Bastão de vidro
Proveta
Becker
Chapa aquecedora
Placa de Petri (ou copos descartáveis)
Reagentes utilizados:
Sabouraud Dextrose Agar (9,8g)
Água deionizada (H2O 150mL)
Procedimento experimental:
Coloca-se um papel sobre a balança semi-analítica, com a função de tarar esta, após esse procedimento pesar 9,8g de Sabouraud. No erlenmeyer é adicionado os 9,8g de Sabouraud e 150mL de água deionizada. Esta solução é homogeneizada e colocada sobre a chapa aquecedora, durante o processo de ferventação da solução, retira-la algumas vezes da chapa para que esta não pegue no fundo da vidraria. Após este processo de fervura, esfriou-se a solução em banho maria. A transferiu do erlenmeyer para a placa de Petri (ou copinhos) e observou o crescimento do fungos durante os próximos sete dias para a conclusão do experimento.
Resultados e Discussões
Fungos
Durante muito tempo, os fungos foram considerados como vegetais e, somente a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte.
Os fungos apresentam um conjunto de características próprias que permitem sua diferenciação das plantas: não sintetizam clorofila, não tem celulose na sua parede celular, exceto alguns fungos aquáticos e não armazenam amido como substância de reserva.
A presença de substâncias quitinosas na parede da maior parte das espécies fúngicas e a sua capacidade de depositar