Ciencias exatas
Trabalho apresentado à disciplina de Microbiologia , com o objetivo de relatar a aula prática de laboratório.
1. Introdução
Os meios de cultura são um conjunto de substâncias, formuladas de maneira adequada, capazes de promover o crescimento de organismos específicos,em condições de laboratório.
Os microrganismos tal como outros organismos vivos necessitam de obter os nutrientes apropriados do seu meio ambiente. Dessa maneira para cultivar microrganismos vivos em laboratório, é necessário preparar um meio propício que possibilite a perpetuação do desenvolvimento das espécies de organismos a serem estudados.
Para além de nutrientes é igualmente necessário que as condições de oxigénio (presença ou ausência), pH e pressão osmótica sejam adequadas ao crescimento desses seres.
Na preparação dos meios e na manutenção das culturas de microrganismos é importante observar as necessárias condições de assepsia, de modo a se evitarem contaminações com outros microrganismos.
Os meios de cultura dividem-se primeiramente em meios sólidos, aqueles que contêm ágar, e meios líquidos, sem ágar. Ambos os meios são preparados com água destilada, aquecidos até que se dissolvam completamente e posteriormente esterilizados por autoclavagem a 121ºC.
Nos meios sólidos o crescimento para por exaustão de nutrientes, devendo realizar-se a transferência de colônias para novo meio. No entanto estes meios permitem a individualização das colônias. Os meios líquidos permitem melhor difusão de metabólitos, mas não o isolamento de colônias.
Os meios de cultura são classificados quanto ao estado físico em sólidos, quando contém agentes solidificantes, principalmente Agar (cerca de 1 a 2,0 %); semi-sólidos, quando a quantidade de ágar e ou gelatina é de 0,075 a 0,5 %, dando uma consistência intermediária, de modo a permitir o crescimento de microrganismos em tensões variadas de oxigênio ou a