Meio ambiente
1. INTRODUÇÃO
Os problemas no ambiente urbano brasileiro tem aumentado muito ultimamente, pois a ambição e a ganância do ser humano tem nos levando ao mais grave problema da humanidade: o esgotamento dos recursos naturais, causando um descontrole nos setores estratégicos que garantem a qualidade de vida e provocando uma busca do equilíbrio entre o meio ambiente e o homem.
Atualmente com a evolução da expansão urbana, vão surgindo vários problemas ambientais que necessitam de uma boa engenharia. Este trabalho levanta alguns problemas para reflexão, contextualizando a responsabilidade das pessoas envolvidas físicas e jurídicas que militam a engenharia.
Para Carvalho et al. (2009, p. 152):
Na engenharia, sabe-se perfeitamente que a recuperação do problema custa sempre muito mais do que evitá-lo, daí os projetos cuidadosos e minuciosos. Quando se trata de meio ambiente, o custo da recuperação da degradação gerada é ainda muito mais elevado e, em vários casos, é simplesmente impagável.
Por isso devemos ter sempre apoio na engenharia, com um bom planejamento para recuperar o nosso meio ambiente e conservar o que temos de melhor na natureza, pois os problemas são variados como desmatamentos, erosão fluvial, garimpagem, atividades mineralógicas e extrativistas, que contribuíram, desde o processo de colonização, para o desequilíbrio dos ecossistemas, influindo em mudanças climáticas que atingiram a nossa região.
Impactos cada vez maiores na poluição do ambiente, na saúde da população e na degradação dos recursos hídricos. Diante desta situação há os que buscam realmente regularizar ou pelo menos suavizar o efeito desencadeado pelo desprezo e desrespeito ao meio ambiente, no entanto existem líderes que preferem ignorar e deixar de lado toda esta problemática apenas pensando na lucratividade.