Meio ambiente
Em todo o mundo, domina uma cultura de desperdício de água, pois ainda se acredita que ela é um recurso ilimitado. A água é cada vez mais um bem escasso no planeta, e notadamente um nosso país. Aqui para cada mil litros de água utilizados pelo homem, resultam dez mil litros de água poluída. As indústrias poluem os corpos d’água, quando neles lançam 70% de água não tratada. Nos rios brasileiros são lançados cerca de 10 bilhões de litros de esgoto bruto, e, desse volume, apenas 5% recebem algum tratamento anterior.
Dezoito pessoas morrem por minuto no mundo por falta de água ou em virtude do consumo de água contaminada. 80% das doenças existentes no mundo resultam da escassez ou poluição da água. A distribuição de água no planeta terra esta da seguinte forma: Água Salgada (97,3%), Água Doce (0,63%) e calotes polares (2,07%).
Muito se fala em falta de água e que num futuro próximo teremos um grande conflito em busca da água potável. O nosso país é privilegiado, aqui estão 12% de toda a água doce do planeta. O que representa 56% da América do Sul. Porém, da nossa 68% está na região Amazônica, onde lá existe apenas 7% da população brasileira; No centro Oeste, 16% com uma população de 6% e população de 43%. Na região Sul, 7% da água com cerca de 16%. Região Sudeste 6% da população. Na Região Nordeste 3% da água com uma população de 28%. No Brasil também se encontra o maior rio do mundo, o Amazonas, e o maior reservatório de água subterrânea do planeta, o sistema Aqüífero Guarani.
A principal causa da poluição de rios e lagoas é igual no mundo inteiro; o crescimento exponencial da população exige mais exploração dos recursos naturais acima da capacidade de recuperação natural do ecossistema. Quanto mais pessoas se acomodam em uma cidade, mais água é consumida, mais esgoto é lançado, mais lixo é descartado, e mais indústrias aparecem.Os centros urbanos que não possuem planejamento e estrutura para esse crescimento desordenado, acabam descuidando do