Meio Ambiente
O aterro da lagoa veio da deposição da lama retirada das obras de rebaixamento da calha do Tietê e do bota fora do material das escavações para a linha amarela do metrô paulistano.
O material retirado da escavação do metrô tem composição distinta da terra do Tietê, argilosa e particulada, no circuito Tietê do parque tem blocos de granito, possibilitando que parte deles fosse utilizada em equipamentos do parque. Em volta do circuito Tietê, por exemplo, há blocos desse material a vista. O que é para fins didáticos, é bastante interessante. Se uma escola quiser levar um aluno pra estudar a geologia dos solos, tem lá os matacões de granito para estudo.
O circuito de pneus é um espaço lúdico com um conjunto de pneus reciclados que remetem aos pneus retirados no rebaixamento da calha do rio Tietê.
No circuito Tietê, há ainda patamares nos quais jorra água, cada bloco representando uma cidade banhada pelo rio. O nome das cidades foi gravado em baixo relevo a laser em placas de ardósia é um local para usuários do parque se refrescarem.
Foram investidos 13,8 milhões de reais na construção do parque que possuium núcleo com quadras poliesportivas, campo de futebol, raias de bocha, pista de skate, pista de cooper e ciclovias de 13km.
O parque conta com um centro comunitário, um pavilhão de eventos e outro de educação ambiental.