Slides TEMA DEMANDA OFERTA E EQUIL BRIO DE MERCADO
792 palavras
4 páginas
ECONOMIA:TEMA - DEMANDA, OFERTA
E EQUILÍBRIO DE MERCADO
OFERTA
Em um sentido amplo, oferta é uma denominação genérica para indicar o que é disponibilizado ao mercado, independente da sua natureza, sendo utilizada para substituir a expressão "produto" ou "serviço" e também englobar os outros elementos que são objeto das ações de marketing.
Define-se também como a quantidade de bens que os vendedores estão dispostos a comercializar em variados níveis de preço. De acordo com esta, toda a vez que o preço aumenta, a quantidade ofertada aumenta; e toda a vez que o preço diminui, a quantidade ofertada também diminui.
Como parâmetro para o estabelecimento dos preços dos produtos pelo mercado, a oferta possui um peso inversamente proporcional (quanto maior a oferta, menor o preço). A oferta é influenciada diretamente pela demandado produto.
EQUILÍBRIO DE MERCADO
O mercado de um produto encontra-se em equilíbrio quando as quantidades oferecidas desse produto são iguais às quantidade procuradas. A quantidade de equilíbrio é a quantidade em que tanto a procura como a oferta são iguais. Quando a oferta é maior que a demanda, ocorre liquidação por parte das empresas como forma de reduzir seus estoques. Quando a demanda é maior que a oferta, as empresas aumentam a quantidade ofertada e, conseqüentemente, os preços dos produtos, fazendo assim com que a demanda diminua. Nesses dois casos, o objetivo da empresa é levar o mercado para o preço e quantidade de equilíbrio. Havendo igualdade entre oferta e demanda, terá uma harmonização entre os variados interesses entre os produtores e os consumidores
OFERTA E QUANTIDADE OFERTADA
Um conceito importante e fundamental em economia é o de oferta e demanda. Ele define os preços de todos os produtos e serviços em um mercado livre, é importante distinguir entre oferta e quantidade ofertada. O primeiro é um conceito amplo, enquanto o segundo é mais específico.
OFERTA
Refere-se
toda a relação entre o preço e
a