Meio ambiente
A Gestão Ambiental é a administração da relação meio ambiente e exploração dos recursos naturais, que tem sido motivo de inúmeras conferencias, reuniões, assembleias etc.
Explorar de maneira sustentável e econômica tem sido o principal tema de discussões, para isso contamos com investimentos em capacitação e tecnologias que visem a redução dos impactos.
O Brasil tem tido inúmeros avanços, chegando a ser visto ate como exemplo em termos sustentáveis, porem ainda não e o suficiente, há muito a ser feito ainda, para que se evite acidentes como os ocorridos em Frade e Golfo do México, acidentes esses que chamaram atenção do mundo aumentando o rigor fiscal e legislativo no setor de exploração petrolífera. Sendo assim as empresas do setor vêem se adaptando as leis e buscando cada vez mais, métodos que evitem ou minimizem os danos decorrentes de suas ações.
Hoje a questão ambiental faz parte da pauta dos empresários, e o fato é que o conceito veio para ficar e revolucionar, mostrando que se preocupar com o meio ambiente pode também é um bom negocio.
GESTÃO AMBIENTAL
A gestão ambiental deve visar o uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais. Fazem parte também do arcabouço de conhecimentos associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.
A prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial, e quando bem aplicada, permite a redução de custos diretos - pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como água e energia - e de custos indiretos - representados por sanções