Meio Ambiente
Meio ambiente se refere a tudo de vivo e não vivo que ocorre no planeta: vegetação, animais, micro-organismos, atmosfera, solo, rochas, fenômenos naturais, que afetam e influenciam os ecossistemas, e consequentemente, a vida dos seres humanos. São todas as condições, sejam físicas, químicas e/ou biológicas que não apenas comandam, mas permitem a vida na Terra, em todas as suas formas. Na ecologia meio ambiente é onde se desenvolve a vida de um organismo.
O meio ambiente pode causar efeitos na vida humana, diretamente ou indiretamente, devido a seus fatores físicos, químicos, biológicos e socias. Para isso necessita-se da sensibilização dos indivíduos de uma sociedade.A cidadania deve contemplar atividades e noções que contribuem para a prosperidade do meio ambiente. Desta forma, é importante saber instruir os cidadãos de várias idades, através de formação nas escolas e em outros locais.
No Brasil, a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) estabelecida pela Lei No. 6.938 de 31 de agosto de 1981 e regulamentada pelo Decreto nº 99.274, de 6 de junho de 1990 define meio ambiente como "o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas''.
O meio ambiente relaciona-se com diversos pricípios, tais quais como :
Atmosfera : Principal fator que sustenta o ecossistema planetário. É uma camada de gases que envolve a Terra, O ar seco consiste em 78% de nitrogênio, 21% oxigênio, 1% árgon e outros gases inertes como o dióxido de carbono.A camada de ozônio da atmosfera terrestre possui um importante papel em reduzir a quantidade de radiação ultravioleta (UV) que atinge a superfície. Como o DNA é facilmente danificado pela luz UV, isso serve como proteção para a vida na superfície.
Clima : O clima é o conjunto das características de temperatura, umidade, ventos e chuvas em uma determinada região ao longo do ano. Ele é sempre constante e caracteriza as diferentes